sábado, 8 de setembro de 2018

PARTICIPAÇÃO POLITICA E MEIO AMBIENTE II


  • Pergunta 1

O Estatuto da Cidade instituiu:
Resposta Selecionada:
c.
Uma nova política urbana e confirmou que o Plano Diretor não é um produto puramente técnico e científico, mas um instrumento que requer a democratização de sua elaboração por meio da participação da sociedade civil organizada.
  • Pergunta 2


A convenção sobre Avaliação de Impacto Ambiental Transfronteiriço foi assinada:
Resposta Selecionada:
d. 
Em Espoo (Finlândia), em 25 de fevereiro de 1991.
  • Pergunta 3


A política ambiental municipal:
Resposta Selecionada:
d.
Também pode fazer parte explícita do Plano Diretor com o objetivo de implementar as diretrizes da política nacional de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, criando  instrumentos de gestão urbana e ambiental.
  • Pergunta 4


A política ambiental brasileira, hoje, deve ser pautada como prioridade na agenda internacional, uma vez que os maiores problemas globais, como as mudanças climáticas, têm forte relação de dependência com a política ambiental brasileira:
Resposta Selecionada:
a.
O Brasil é um dos maiores emissores de gás de efeito estufa do mundo e a maior parte dessas emissões é proveniente do desmatamento da Amazônia, o que reflete a importância da política florestal brasileira. O meio ambiente precisa, assim, ser prioridade na agenda do governo.
  • Pergunta 5


A avaliação de impacto sobre o meio ambiente designa um procedimento nacional, tendo por objetivo avaliar o impacto provável de uma atividade proposta sobre o meio ambiente (art. 1, VI). Trata-se de:
Resposta Selecionada:
a. 
Um ato de soberania de cada país, e não se criou órgão internacional para efetuar esse estudo.
  • Pergunta 6


EIA significa:
Resposta Selecionada:
a. 
Estudo de impacto ambiental.

  • Pergunta 7


A Aplicação dos Instrumentos do Estatuto da Cidade no Plano Diretor.


O plano diretor permite a aplicação dos instrumentos de gestão urbana institucionalizados no Estatuto da Cidade, utilizando- os para implementar os objetivos e as diretrizes definidas no plano por meio dos seguintes instrumentos:
Resposta Selecionada:
a.
a) Parcelamento, edificação ou utilização compulsórias, IPTU progressivo no tempo e desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública, aplicados a imóveis localizados em favelas e áreas com habitações precárias e transformados em Zonas Especiais de Interesse Social no Plano Diretor, de forma a cumprir a função social da propriedade e enfrentar a questão da carência por moradias adequadas para as populações de baixa renda;
b) Concessão urbanística – por meio de permissão de parcerias público-privadas para a realização consorciada de obras de urbanização ou de reurbanização de quaisquer áreas da cidade necessárias à implementação de melhorias urbanas;


c) Concessão de uso especial e usucapião especial, incluindo o coletivo, para atender às necessidades de moradia social;


d) Direito de superfície, a ser concedido (ou negociado) por proprietário de imóvel urbano ao município e a entidades públicas de direito privado, para viabilizar a utilização do espaço superficial, aéreo e subterrâneo, necessário à implementação de diretrizes do plano diretor. Por exemplo, para melhoria da paisagem urbana com a modernização das redes de infraestrutura por meio de galerias subterrâneas;


e) Direito de preempção, para dar preferência ao poder público na aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares, a fim de facilitar a execução de melhorias viárias e de infraestrutura em geral: piscinões, criação de parques e áreas verdes e outras;


f) Outorga onerosa do direito de construir, para permitir a construção acima do coeficiente básico mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário, que será importante fonte de recursos extraorçamentários para ampliar a capacidade de investimentos do município na melhoria física da cidade;


g) Transferência de potencial construtivo, para compensar eventuais perdas econômicas advindas de eventual impedimento legal de utilização do coeficiente de aproveitamento básico em determinado imóvel e também para incentivar a manutenção de áreas verdes e de produção agrícola ou extrativista no município;


h) Operação urbana-consorciada, para viabilizar transformações urbanísticas localizadas por meio de intervenções conjuntas dos setores público e privado;


i) Consórcio imobiliário por meio de permissão para o poder público receber, por transferência, imóveis para um melhor aproveitamento, por meio de concessão urbanística ou outra forma de contratação.
  • Pergunta 8


O EIA propõe que quatro pontos básicos sejam primeiramente entendidos, para que depois se faça um estudo e uma avaliação mais específica. São eles:
Resposta Selecionada:
a.
Desenvolver uma compreensão daquilo que está sendo proposto, o que será feito e o tipo de material usado.
· Compreensão total do ambiente afetado. Que ambiente (biogeofísisco e/ou socioeconômico) será modificado pela ação.


· Prever possíveis impactos nos ambientes e quantificar as mudanças, projetando a proposta para o futuro.


· Divulgar os resultados do estudo para que possam ser utilizados no processo de tomada de decisão.


O EIA também deve atender à legislação expressa na lei de Política Nacional do Meio Ambiente. São elas:


· Observar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, levando em conta a hipótese da não execução do projeto.


· Identificar e avaliar os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação das atividades.


· Definir os limites da área geográfica a ser afetada pelos impactos (área de influência do projeto), considerando principalmente a "bacia hidrográfica" na qual se localiza.


· Levar em conta os planos e programas do governo, propostos ou em implantação na área de influência do projeto, e se há a possibilidade de serem compatíveis.
  • Pergunta 9


A RIO’92, de uma forma geral,
Resposta Selecionada:
e. 
Não produziu mecanismos efetivos de alcance global para assegurar a aplicação de suas resoluções.
  • Pergunta 10


As vantagens atribuídas aos instrumentos econômicos pelos economistas neoclássicos são normalmente apresentadas a partir de contraposições aos mecanismos de regulação direta, também conhecidos como políticas de "comando e controle", uma vez que estas impõem modificações no comportamento dos agentes poluidores através de: Brasília, de 24 a 26 de março de 1997.
Resposta Selecionada:
a.
(1) Padrões de poluição para fontes específicas (limites para emissão de determinados poluentes, por exemplo, de dióxido de enxofre);


(2) Controle de equipamentos: exigência de instalação de equipamentos antipoluição (por exemplo, filtros); obrigatoriedade de uso de tecnologias "limpas" já disponíveis;


(3) Controle de processos (exemplo: exigência de substituição do insumo empregado – de óleo, combustível com alto teor de enxofre, para outro com baixo teor);


(4) Controle de produtos: visa à geração de produtos "(mais) limpos", estabelecendo normas para produtos cujo processo de produção ou consumo final acarrete alguma forma de poluição. Exemplos: especificação da quantidade de agrotóxicos em produtos agrícolas e proibição de fabricação de carros com baixo desempenho energético;


(5) Proibição total ou restrição de atividades a certos períodos do dia, áreas etc., por meio de: concessão de licenças (não comercializáveis) para instalação e funcionamento; fixação de padrões de qualidade ambiental em áreas de grande concentração de poluentes; e zoneamento. Tais medidas têm por finalidade um controle espacial das atividades dos agentes econômicos (outro exemplo é o rodízio de automóveis na cidade de São Paulo), procurando resguardar a capacidade de absorção de poluição do meio ambiente em questão;


(6) Controle do uso de recursos naturais por intermédio da fixação de cotas (não comercializáveis) de extração (exemplos: para extração de madeira e pesca; no caso da madeira, o governo pode exigir uma cota-árvore de reflorestamento para cada unidade de extração).


A principal característica da política de "comando e controle" é que esta, em base legal, trata o poluidor como "ecodelinquente" e, como tal, não lhe dá chance de escolha: ele tem que obedecer a regra imposta, caso contrário se sujeita a penalidades em processos judiciais ou administrativos. A aplicação de multas em casos de não cumprimento da obrigação é bastante usual.


Essa característica é considerada uma grande desvantagem para uns e uma importante vantagem para outros. Desvantagem: os poluidores não têm liberdade para selecionar e promover os ajustes no tempo que lhes convier; não é uma regra justa, uma vez que não leva em consideração as distintas situações dos agentes individuais para cumprir a obrigação. Vantagem: estes instrumentos têm uma elevada eficácia ecológica – uma vez fixada a norma (de modo apropriado), será cumprida (se os poluidores não violarem a lei).


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PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E MEIO AMBIENTE II 
VIDEO AULA

·         Pergunta 1

A responsabilidade pela destinação do lixo é:
Resposta Selecionada:
e. 
Compartilhada entre produtor, consumidor e Poder Público.
·         Pergunta 2


Analisando a função do EIA, em qual princípio do Direito Ambiental podemos dizer que ele se apoia?
Resposta Selecionada:
c. 
Prevenção.
·         Pergunta 3


De acordo com o que dispõe o Estatuto da Cidade, o que vem a ser o Plano Diretor?
Resposta Selecionada:
c. 
Instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.
·         Pergunta 4



São formas de vegetação reconhecidas na Lei 11.428/2006:
Resposta Selecionada:
a. 
Primária e secundária.

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