Pergunta 1
a. O texto é constituído
unicamente da linguagem verbal devido à recorrência da língua portuguesa.
b. Apesar
da presença de palavras, o texto é não verbal; afinal, as palavras são
aleatórias e não formam frase.
c. As
flechas empregadas no texto indicam as etapas administrativas e formam,
portanto, a linguagem verbal.
d. O
texto é unicamente formado pela linguagem não verbal.
e. As palavras do texto
não estão soltas, porque as flechas as organizam. Assim, palavras e flechas
formam um texto verbal e não verbal concomitantemente.
Leia o título: “Morangos mofados”.
O título provoca uma estratégia de leitura. Que estratégia é?
a. O leitor levanta
hipótese sobre o assunto do texto.
b. O
título remete o leitor a um título da literatura brasileira.
c. O
leitor levanta as informações principais do texto.
d. Há
uma revisão do conteúdo do texto por parte do leitor.
e. O
leitor compreendeu o texto.
Pergunta 3
O fragmento a seguir é do texto “A
vaguidão específica”, de Millôr Fernandes:
“- Maria, ponha isso lá fora em
qualquer parte.
- Junto com as outras?
- Não ponha junto com as outras,
não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do
outro dia.”
Leia as considerações seguintes:
I. Trata-se de um texto escrito,
cujos referentes – “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. – não
são possíveis de recuperar.
II. Se fosse um texto oral, os
referentes são recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por
exemplo, apontar para eles.
III. O texto de Millôr Fernandes é um
ótimo exemplo de marcas da oralidade na produção escrita.
Assinale a alternativa correta:
a. Consideração
I está correta.
b. Consideração
II está correta.
c. Consideração
III está correta.
d. Considerações
I e II estão corretas.
e. Todas as alternativas
estão corretas.
Pergunta 4
Dados os trechos I, II e III,
indique a alternativa correta quanto ao tipo de texto:
I. “A administração é processo ou
atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.”
(A. Maximiano)
II. “A empresa somente poderá
crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento
Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com
inteligência.” (Hernan Alday)
III. “Nos anos 80, as grandes
empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos
negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a
velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos
90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing.” (R.
Tomasko)
a. I
– narrativo; II - descritivo; III - argumentativo.
b. I
– argumentativo; II - narrativo; III - descritivo.
c. I – descritivo; II -
argumentativo; III - narrativo.
d. I
– descritivo; II - argumentativo; III - argumentativo.
e. I
– descritivo; II - narrativo; III - narrativo.
Pergunta 5
Imaginemos um recém-graduado,
nascido e criado em centro urbano como, por exemplo, São Paulo, e é convidado a
trabalhar na zona rural com parceiros que nasceram e foram criados no interior
do Estado. O recém-graduado deve:
a. Considerar
errada a linguagem empregada pelas pessoas locais quando elas não fizerem, por
exemplo, a concordância (“Os gado está gordo”; “As fazendas dá lucro”...).
b. Agir
com preconceito e tentar ensinar a forma correta de falar a língua portuguesa.
c. Rir
da forma diferenciada de como as pessoas locais usam oralmente a língua.
d. Considerar com
naturalidade o fato de que a língua varia geograficamente.
e. Comunicar-se
apenas com pessoas locais que usam a língua portuguesa como ele.
Pergunta 6
MSN advém da nova tecnologia e
sobre ele podemos considerar que:
a. É um texto híbrido,
uma vez que é escrito, mas recorre a muitas características da língua falada.
b. É
texto totalmente novo, porque advém da internet, tecnologia nova, e por isso
sua linguagem não emprega a língua.
c. Não
é um texto.
d. É
um texto literário.
e. É
apenas um suporte virtual de conversação.
Pergunta 7
Um dos aspectos fundamentais do
processo de leitura é a hipótese. Por meio do título, por exemplo, o leitor
pode inferir se o texto é de ficção ou não, deduzir o tema, considerar se é
para o público adulto ou infantil etc. Assim, qual título pode ser relacionado
à hipótese de que o livro faz parte da literatura da Pedagogia?
a. Curso de pedagogia:
conquistas e desafios.
b. 20%
a distância e agora?
c. Ação
comunitária.
d. Aceita
um conselho?
e. Afirmando
diferenças: montado o quebra-cabeça.
Pergunta 8
. “A cabra e o asno viviam no
mesmo quintal. A cabra ficou com ciúme, porque o asno recebia mais comida.
Fingindo estar preocupada, disse:
- Que vida a sua! Quando não está
no moinho, está carregando fardo. Quer um conselho? Finja um mal-estar e caia
num buraco.
O asno concordou, mas, ao se jogar
no buraco, quebrou uma porção de ossos. O dono procurou socorro.
- Se lhe der um bom chá de pulmão
de cabra, logo estará bom – disse o veterinário.
A cabra foi sacrificada e o asno
ficou curado.
Quem conspira contra os outros,
termina fazendo mal a sim próprio.”
Na fábula “A cabra e o asno”, de
Esopo, encontramos:
a. A narração, a qual é
marcada por sucessão de ações.
b. A
dissertação, constituída por argumento final do autor.
c. Descrição,
predominantemente, sem marcação de acontecimentos.
d. Crônica
sobre a vida dos animais.
e. Uma
ruptura em relação à estrutura de fábula.
Pergunta 9
Após a leitura, concluímos que:
a. É
uma tira de humor, mas sem sentido, uma vez que não há relação entre os
primeiros quadrinhos e o último.
b. É
uma tira teatral, porque Ran está representando várias personagens como se
estivesse em um palco.
c. A
tira forma um texto descritivo devido às características: trabalhador, forte,
bonito, inteligente, enérgico.
d. Ran é um candidato e
usa as descrições de si mesmo como argumento para adesão de votos.
e. A
tira causa ambiguidade, porque há duas histórias, sendo a primeira a descrição
de Ran e a segunda, a candidatura da personagem.
Pergunta 10
O Banco do Brasil, por exemplo,
distribui para seus clientes um folder sobre aplicação para a família toda.
Levando em conta que folder é um texto e, portanto, é mais uma ferramenta para
a comunicação, podemos considerar que:
a. O folder distribuído
possui um leitor específico, ou seja, não é para qualquer pessoa que adentre o
banco.
b. O
folder serve para qualquer leitor que se interesse pela temática.
c. O
folder é um texto distribuído, sem relação direta com a instituição que o
produziu.
d. O
folder é público, logo, todos os clientes e não clientes o recebem.
e. O
folder é dissociado do leitor-cliente.
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