QUESTIONÁRIO HOMEM E SOCIEDADE UNIDADE I
Pergunta 1
Das relações entre homem e sociedade decorre que:
a.Há um sentido de ser
humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência,
enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
b.O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de
existência da mesma forma como cria os sentidos de que necessita.
c.É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personalizando a cultura.
Por isso, é a psicologia que estuda a cultura.
d.Identidade não é um conceito coletivo, mas, apenas, individual.
e.Conforme vimos, ciência e religião não oferecem visões satisfatórias
do ser humano, nada têm em comum e podemos afirmar que isso se deve à
impossibilidade de complementaridade e diálogo entre ambas.
Pergunta 2
A principal característica da cultura é que, em seu processo de
representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao
redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos.
Isso significa que:
a. Toda cultura é universal,
atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
b. Na impossibilidade de
tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas
referências com aquelas de outras culturas.
c. Não há fatos
culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser
generalizados.
d. Nada em uma sociedade
pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas
explicações locais para os fatos e processos naturais.
e. Como nenhum lugar e
nenhum povo é igual a outros, também não pode haver processos universais.
Pergunta 3
Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a
alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e
elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os
assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio
Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os
primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é
necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo
por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o
Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100
anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto.
Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América
já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O
homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já
dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira,
metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica
mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra.
ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>.
Acesso em: 30.5.2009.
a. "Os registros
mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga
região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da
Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros”.
b. “Para dar a essa
história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo”.
c. “Em 1290 a.C., o
faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na
Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira
escrita semelhante ao alfabeto”.
d. “O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior
parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos
artefatos de madeira, metal e barro”.
e. E aqui na América já
existiam centros cerimoniais no Peru.
Pergunta 4
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
a. O único à imagem e
semelhança de Deus.
b. O fim de um processo
evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.
c. O único animal
racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação,
inexistentes nos outros seres vivos.
d. O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado
na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
e. Entidade pensante
que, em razão de sua superioridade, não pode ser denominada animal.
Pergunta 5
Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano,
pode-se dizer, necessariamente, que:
a.Envolve a realização do
ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
b.A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é,
fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais
mamíferos.
c.A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no
Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e
competências) para a vida social.
d.É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer,
desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.
e.Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de
meninos e meninas (humanos) criados por outros animais.
Pergunta 6
A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por
boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los,
absolutamente. Isso significa que:
a.Os grupos de seres humanos têm suas formas de vida totalmente
induzidas, impostas pelo ambiente.
b.Ao competirem e cooperarem, os humanos exercitam seus atributos e
habilidades essencialmente humanas, sem a consideração dos recursos ambientais.
c.A evolução dá-se,
principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais
desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
d.As adaptações dos seres humanos ao entorno são em si mesmas o processo
evolutivo, pois em nada contam os eventuais novos padrões de comportamentos
assim gerados.
e.A simbolização comentada é, estritamente, a criação das palavras.
Pergunta 7
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens,
podemos afirmar:
a.A antropologia social não considera as explicações das demais
ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.
b.A cultura é condição de
existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável
por nossos preconceitos.
c.Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a
mesma.
d.A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma
construção mental.
e. Os povos constroem
seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos,
tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o
etnocentrismo.
Pergunta 8
Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução
que leva o hominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa
possibilidade de evolução, uma centelha de humanidadeainda embrionária (algum
traço estrito de humanidade):
“...Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto. Um homem
parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem
sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda
espécie que se sente caçada.
Essa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles
rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada.
A caça tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso, a
consciência contínua da ameaça, o sentimento de que predadores podem surgir por
detrás das pedras que os circundam, a sensação de morte em toda parte. Sua
morte.
Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos
animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos
sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da
seleção natural. Corpos eleitos para o sofrimento.
É como se os olhos injetados de sangue do "criador cruel"
estivessem pousados sobre esses infelizes. Uma velhagrita como que a ver
fantasmas. Ela põe as mãos nos ouvidos para não ouvir as vozes dos membros do
bando que já estão mortos. Em sua memória essas vozes se misturam aos sons à
sua volta. A experiência da memória se confunde com o mundo ao seu redor e
nossa anciã inicia a longa caminhada em direção à realidade apartada do
delírio. Uma criança estende a mão, sem olhar para onde. Uma menina maior pega
sua mão sem olhar para a criança. Caminham juntas como duas sonâmbulas. A
criança pega um verme que se arrasta pela areia e come. Um velho geme e cai,
enquanto a menina e a criança pisam sobre sua cabeça sem perceber. À medida que
o grupo avança, ele os perde de vista. Ele desiste. (…). Quando, finalmente a
noite começa a cair, todos se jogam ao chão cansados. Durante a noite, o espaço
se enche de sons. Gritos de longe indicam a presença de animais em movimento. A
criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando, ela vê imagens de uma
mulher sorrindo que corre em sua direção. A mulher grávida se mexe. Busca uma
posição mais confortável. De repente, se contorce de novo em dores que dobram
seu corpo. Não há nada a fazer, a não ser esperar que passem as dores. O homem,
a mulher, a velha e a menina, em silêncio, menos a criança que dorme e sonha,
se entreolham. Estão ali, sob o olhar atento do "deus infeliz" que os
contempla.
A vigília marca a duração da longa noite. Permanecem ali, olhando um
para o outro, todos olhando para o alto. Percebem pequenos pontos que brilham
na escuridão do exílio. Essa cena pede silêncio e respeito. Contemplemos por um
instante nossos patriarcas.PONDÉ, Luiz Felipe. O exílio. Folha de São Paulo.
20/10/2008.
a.A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda
espécie que se sente caçada.
b.A caça tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso
(...).
c.Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos
animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos
sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da
seleção natural.
d. Busca uma posição
mais confortável. De repente, se contorce de novo em dores que dobram seu
corpo.
e. A criança abraça forte a menina e pega no sono. Sonhando,
ela vê imagens de uma mulher sorrindo que corre em sua direção.
Pergunta 9
O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica,
religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum), porém nosso foco
é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que
este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas sim que tem
preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a
esta afirmação:
a.A ciência, a exemplo da antropologia, oferece certezas e segurança em
suas conclusões, pois para o pensamento científico interessado na melhoria de
vida das populações, em geral, não pode haver dúvidas, por isso deve apoiar-se
nas verdadeiras teorias deterministas.
b.O senso comum (o conjunto dos saberes cotidianos) é inferior às
ciências naturais (físicas, biológicas, químicas) e sociais (antropologia,
sociologia, ciências políticas).
c.Os mitos e as religiões não podem oferecer uma visão racional nem fazer
indagações sobre a vida humana e seus sentidos, posto que tais incumbências
estejam reservadas às ciências formais.
d.Os papéis da filosofia e da religião, por exemplo, no que concerne às
respostas sobre o ser humano e suas várias dimensões, já foram há muito
desmascarados pela ciência, caminho de conhecimento comprovadamente mais
adequado que os outros.
e.Podem conviver as várias
visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados
múltiplos de homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser
humano desde que deixou de ser apenas Homo sapiens.
Pergunta 10
Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a
alternativa correta:
“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude
de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e
grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas
crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações
múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo
geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica,
politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância
só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência
de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio
Paulo. O Erosdas diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de
fevereiro de 2003.
a. A frase acima pode ser associada ao sentimento original
de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.
b. Apenas as pessoas
prepotentes, presunçosas acham que suas culturas são superiores às demais.
c. O autor acha que
somente com vários deuses é possível discutir esse assunto.
d. O autor não dá
importância ao desenrolar histórico; é isso o que quer dizer com atualização.
e. S. P. Rouanet cita
apenas os aspectos políticos da intolerância entre os grupos sociais, em
virtude dos demais aspectos não terem importância para ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário